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6 tendências de marketing digital que merecem sua atenção para 2019

6 tendências de marketing digital que merecem sua atenção para 2019

Estar por dentro das tendências de marketing digital nem sempre é fácil. São tantas novidades surgindo, que nem sempre conseguimos acompanhar tudo que acontece no mercado. Para facilitar a sua vida, eu separei hoje as seis principais tendências para 2019. Vamos conhecer um pouco mais delas.

Nos últimos anos observamos mudanças cada vez mais rápidas no segmento da comunicação, exigindo transformações por parte dos profissionais e das empresas. Algumas das principais tendências de marketing digital nem eram sonhadas há cinco anos, mas hoje torna-se impensável não considerá-las.

Marketing de conteúdo

Neste ano, essa estratégia deve continuar em alta. Atrair tráfego por meio do textos, vídeos e outros tipos de postagens seguirá sendo relevante para o público e empresas. Ganham força, no entanto, outros formatos de conteúdo que atuem em complemento ao texto. A forma como os usuários consomem conteúdo se transformou e já está muito além do texto. Não faz sentido então que as empresas não sigam o mesmo caminho.

Com a produção de conteúdo, as marcas geram leads por meio de postagens em blogs ou redes sociais — e conseguem vender mais com isso. Ao invés de anunciar tradicionalmente, o seu negócio alcança os consumidores de uma forma muito mais amigável e que pode ter resultados muito mais positivos.

Investir nesse caminho deve continuar sendo uma forte inclinação, principalmente por se tratar de uma prática já consolidada entre as marcas, e conhecida como responsável por resultados satisfatórios no mercado.

Conteúdo gerado pelo usuário

Conhecido também pela sigla UGC (User Generated Content), essa ideia transforma o público no centro das atenções — e da estratégia — da sua produção de conteúdo. Ao invés de contratar jornalistas ou redatores profissionais para produzir conteúdo para a sua empresa, você deixa que os seus clientes e seguidores façam isso por você.

Além de ter um custo mais baixo, você acaba melhorando a sua relação com seus consumidores, pois os coloca como protagonistas nesse contexto. Essa participação pode se dar por diversas formas, tais como: publicação de vídeos, fotos, comentários, textos, entre outros.

De certa maneira, podemos dizer que é o seu público trabalhando para a sua empresa. Claro que deve existir um esforço da sua equipe para fazer isso, além de contrapartidas claras para quem participa, como benefícios e vantagens para os mais engajados, estimulando assim mais interações do público.

Criação de comunidades

Uma das mais importantes tendências de marketing digital para 2019. Ter uma comunidade engajada de usuários em torno de uma causa é um dos maiores desejos das empresas para os próximos anos. Até mesmo porque quem é que não gostaria de ter a sua própria rede social?

Falando nelas, com a evasão cada vez maior de usuários do Facebook (e de outras redes sociais), muitas pessoas procuram lugares onde possam debater os assuntos que mais interessam para elas. Nesse contexto é que entra a criação de comunidades, pois elas trazem, de maneira mais organizada, ambientes para a discussão de assuntos relevantes para grupos de pessoas.

Ter uma comunidade significa que a sua empresa promove um debate sadio sobre os tópicos mais importantes para seus clientes, potenciais clientes e para ela própria. Ao mesmo tempo que, como vimos no item anterior, estimula a criação de conteúdo feito pelos próprios participantes e incrementa sua estratégia de marketing para a busca de bons resultados continuamente.

Marketing de influenciadores e micro-influenciadores

Populares no YouTube e Instagram, os influenciadores digitais tem ganhado espaço em toda a internet, e por consequência nas estratégias de marketing digital de todo tipo de empresa. O motivo é simples: como têm uma linguagem mais próxima do público, eles acabam se tornando uma boa alternativa para as marcas que desejam divulgar algum produto ou serviço.

A tendência aqui é que essa participação continue aumentando, porém, para que essa estratégia apresente resultados é necessário que as empresas entendam as particularidades de se trabalhar com influencers. Um dos pontos mais importantes é o da linguagem, pois é ela quem diferencia esses novos comunicadores e gera essa conexão com o público.

Outra questão importante diz respeito ao número de seguidores. Muitas marcas escolhem apenas aqueles que possuem milhões de fãs nas redes sociais, mas isso nem sempre é certo. Micro-influenciadores, muitas vezes com alguns milhares de seguidores, podem trazer também excelentes resultados.

Você pode conferir mais sobre micro-influenciadores clicando aqui.

Vídeo

Não é só no YouTube. Os conteúdos em vídeo estão por toda parte na internet. Com a democratização do acesso e dos recursos, cada vez mais marcas e usuários produzem conteúdo neste formato.

Mas se ficou mais fácil de fazer, não necessariamente está melhor. Esse é o grande segredo para conseguir sucesso nessa estratégia. Para se destacar é preciso encontrar a linguagem apropriada para o seu público e desenvolvê-la da melhor maneira possível.

Em entrevista durante o RDSummit 2018, Vitor Peçanha, um dos fundadores da Rock Content, destacou que é preciso “contar histórias” para conseguir a atenção do público. Segundo ele, entender como falar com as pessoas pode fazer toda a diferença. Aplicando essa lógica aos vídeos, podemos perceber que nem sempre é necessário um grande investimento financeiro, mas sim a aposta na criatividade.

Chatbots

Atendentes virtuais automatizados vieram pra ficar. Seja nas redes sociais ou mesmo nos sites, conversar com um robô é algo cada vez mais natural. Eles são capazes de realizarem atendimentos, tirar dúvidas e ajudar nas compras dos usuários. Em alguns casos eles conseguem até substituir completamente o contato humano, e tudo isso sem deixarem de ser amigáveis.

Além da tendência de crescimento desse tipo de iniciativa, a outra boa notícia é que esse serviço tende a ficar mais barato conforme for se popularizando. Além disso, essa é uma das tendências de marketing mais versáteis, podendo servir praticamente a todos os segmentos de negócios.

O marketing é uma das áreas de negócio que mais se modifica com o passar do tempo, acompanhando as transformações nos hábitos das pessoas e na forma como elas consomem. Por conta disso, acompanhar as tendências e entender as novidades do mercado é uma obrigação para quem quer ter sucesso no seu investimento na web.

Parece que 2019 será um ano de muitas novidades para quem investe em marketing digital, não é mesmo? Então fique ligado aqui e faça seu cadastro pois durante todo o ano nós continuaremos discutindo as principais novidades do marketing digital, das comunidades e do marketing de influenciadores. Aproveite e confira também os outros artigos que já publiquei no Marketing de Engajamento.

Marketing de Engajamento
Victor Waiss
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Redator - Beracode

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