9 incríveis ideias para gerar mais leads
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9 incríveis ideias para gerar mais leads

Em tempos de foco no marketing digital, gerar mais leads é o desafio para 11 de cada 10 empreendedores e profissionais da área. Mesmo porque esse é um processo árduo, em especial quando você depende apenas dos métodos tradicionais.

Se antes fazer campanhas de mídia paga com ofertas de conteúdo era uma boa alternativa, hoje elas são apenas uma prova desmoralizante que, na verdade, aquelas pessoas não querem falar com você. Oferecer ebooks para download, com conteúdos que são apenas mais do mesmo, já não é novidade para ninguém. Para gerar mais leads é preciso ir além.

Falando assim até parece que toda a sua estratégia de aquisição vai precisar ser revista e que nada que você faz hoje presta para alguma coisa. Isso não é verdade. Com certeza você tem iniciativas úteis e construtivas para sua geração de leads, que entregam valor real para essas pessoas e as motivam a se cadastrar em seu site.

Inclusive, meu ponto aqui é justamente esse. Nos primórdios do marketing digital, para gerar mais leads bastava apenas gerar algum conteúdo que pudesse atrair o interesse das pessoas. Hoje a lógica mudou, os consumidores estão mais bem informados, e para atraí-los como leads é necessário produzir ofertas que gerem valor real para estas pessoas.

Esse desafio não uma exclusividade minha — e nem sua. Vale para praticamente qualquer empresa, e é por isso que compartilho aqui neste post uma lista de ideias incríveis para eu, você e todo mundo, conseguirmos gerar mais leads.

Vamos gerar mais leads? Confira algumas ideias!

1. Compartilhe histórias de sucesso

Falei bastante ali em cima sobre como prover valor real e relevância é importante para gerar mais leads. Pois bem, a primeira forma de fazer isso é conversando com profissionais referência do mercado para descobrir suas histórias e segredos de sucesso.

A partir do que você colher, produza um conteúdo que reúna um pouco do que conseguiu na entrevista. Isso mostra que você está comprometido em levar ao seu público o que há de melhor quando o assunto é conhecimento e conselhos sobre o mercado e a gestão de negócios.

2. Produza material de suporte em vídeo

Já não é novidade para ninguém — ou não deveria — que o Youtube é o segundo maior buscador do mundo, perdendo (obviamente) para o Google. Para alguns públicos mais novos a plataforma de vídeos é até mais popular enquanto ferramenta de pesquisa. De todo modo, a tendência é que cada vez mais os resultados do Google também incluam ocorrências em vídeo.

Ou seja, produzir conteúdos altamente úteis e relevantes em vídeo é uma excelente forma de chamar atenção das pessoas e, consequentemente, gerar mais leads. Em especial se forem vídeos de suporte que ajudam seu potencial cliente a solucionar problemas reais. Como diz o velho ditado, essa é uma ótima maneira de "unir o útil ao agradável".

3. Crie enquetes e quizzes

A melhor forma de aprender algo é perguntando, não é mesmo? Essa lógica vale para métodos de estudo, mas também para o marketing digital e a sua estratégia de aquisição. Fazer enquetes e quizzes, além de ser uma ótima forma de gerar mais leads, ajuda também a aprender mais sobre o seu público-alvo.

Para fazer isso crie pesquisas que possam gerar dados úteis e informações sobre o mercado que possam ser de interesse de outras pessoas. Assim você transforma os resultados da enquete em moeda de troca para obter o contato das pessoas. Ou seja, apenas quem fornecer os dados a você terá acesso às informações obtidas na pesquisa. Simples assim.

4. Ofereça boas práticas e o que funciona para você

Toda vez que um profissional de marketing explora uma estratégia desconhecida, naturalmente ele busca conteúdo online sobre o assunto. Ao acessar posts de blogs e ebooks, além da metodologia, é natural que as pessoas queiram saber como as outras empresas implementam o método e se essas ações são eficazes ou não.

Outra ótima forma de fazer isso é o que muitos empreendedores chamam de "levantar o capô". Ou seja, mostrar o que se passa nos bastidores da empresa, apresentando cases de sucesso — ou fracasso — que possam ser interessantes para os potenciais clientes. Essa é uma atitude transparente e honesta, que oferece um conteúdo realmente autêntico para sua audiência, e por isso tem grande apelo para gerar mais leads.

5. Reúna bons recursos e ferramentas em listas

Tornar a informação mais facilmente acessível é uma das principais estratégias quando falamos em ações para conquistar novos prospects. Reunir os recursos úteis que tornam seu cotidiano mais eficiente é uma dessas ações simples que não necessariamente geram conteúdo novo, mas sim organizam algo já existente em uma formato mais amigável ao usuário.

Esse tipo de iniciativa não inclui apenas os recursos e ferramentas que você utiliza, mas também pode servir para reunir outras opções que você pode indicar, mesmo que não use. Isso só prova ainda mais seu compromisso com o que é útil e pode levar seu público também ao sucesso. Mais um ótimo motivo para as pessoas confiarem em você e se tornarem leads para sua empresa.

6. Crie modelos que facilitem processos

Existem tarefas e processos diários em uma empresa que são executados diariamente e que, em muitos casos, precisam ser organizados em documentos ou planilhas. No entanto, gerar esses documentos pode ser uma atividade complexa e demorada para muitas empresas.

Diante disso, criar modelos desses documentos e ofertá-los para download em troca do contato de e-mail do usuário é uma ótima escolha quando o assunto é gerar mais leads. Com isso você cria uma relação mútua de ajuda e cooperação positiva com seus prospects, aumentando consideravelmente as chances de essas pessoas futuramente comprarem seu produto ou serviço.

7. Produza jornadas de email específicas

Normalmente as ofertas utilizadas para gerar leads são produzidas a partir de conteúdo útil e relevante para o público-alvo da empresa. Em gerar são materiais entregues por email, como ebooks, planilhas, documentos e etc. Mas, e se o conteúdo entregue for o próprio email?

Algumas pessoas chamam de jornadas, outras de cursos por email. O nome não importa, desde que você entenda a essência da estratégia. O objetivo aqui é capturar o contato da pessoa para que você envie a ela uma sequência de emails que tem como objetivo entregar um conteúdo específico. Isso funciona muito bem pois a pessoa sabe que não vai receber seus emails para o resto da vida: é uma jornada que tem dia para acabar.

8. Ofereça brindes

"Não acredito. A essa altura do campeonato e você tá querendo me dizer que oferecer brindes é bom para gerar mais leads?" Posso apostar que é isso que você está se perguntando, e eu preciso te responder: sim, é isso mesmo. Brindes são uma maneira excelente de conquistar prospects, o problema é a forma como as empresas executam a ideia.

Distribuir brindes em troca do preenchimento de cadastro é uma ótima maneira de gerar leads, desde que ele seja executado de uma forma coerente. Isso significa oferecer um brinde que as pessoas realmente queiram e que faça sentido para negócio da sua empresa. Caso contrário, você terá uma lista repleta de lixo e pouquíssimos leads realmente interessados.

9. Permita o teste grátis

Quando você permite que um potencial cliente tenha acesso a um teste grátis do seu serviço ou produto, ele passa a ficar a um passo de se tornar um cliente pagante. Em especial se o teste ajudá-lo a resolver um problema, gerando valor real para seu trabalho ou empresa.

Essa é uma estratégia bastante comum entre startups e empresas de software, reduzindo uma parte do esforço de vendas e permitindo que o próprio site da marca faça o trabalho comercial de uma forma muito mais sutil e sem pressionar o prospect.

As ideias que listei aqui são apenas algumas estratégias que podem ser úteis para você gerar mais leads. Independentemente da opção que você escolher, o mais importante é que você adapte para a realidade do seu negócio e tenha sempre certeza que o conteúdo gerado é útil e relevante para seu público-alvo.

Se quiser complementar essa lista, deixe seu comentário abaixo ou se preferir, se cadastre aqui e conte qual estratégia tem usado para gerar mais leads. Nossa comunidade agradece!

Marcus Pereira
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Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

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