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A comunidade no centro da mudança: o case da Salesforce
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A comunidade no centro da mudança: o case da Salesforce

Uma comunidade é um grupo que se une em torno do interesse em um tema, uma luta, uma causa, uma proposta social ou até mesmo ao redor de ações e interações com o mercado. É neste último contexto que se encaixam as comunidades de marca, e é sobre elas que vou falar neste post.

Na realidade, este é o primeiro de uma série de conteúdos que vou trazer aqui ao Marketing de Engajamento contando histórias de sucesso de empresas que investiram na criação de comunidades e conseguiram gerar mudanças significativas na organização com base nesse esforço. Neste primeiro vamos falar de uma comunidade de marca plena, exuberante e realmente turbinada, que é a comunidade Salesforce. Confira!

Foco nas pessoas. Ou melhor, nos trailblazers!

Comunidades bem sucedidas são aquelas que valorizam as pessoas. No caso da Salesforce os participantes da comunidade são conhecidos como trailblazers.

Trailblazer é o nome que se dá a um pioneiro, um desbravador, e é assim que são chamados os colaboradores, parceiros e todos que entram no espírito da inovação que caracteriza a marca Salesforce. São pessoas que, de alguma forma, se relacionam com a empresa e o seu produto.

Aprender, conquistar e conectar

O problema que motivou a jornada de uma comunidade da Salesforce ficou claro a partir de um estudo publicado pela International Data Corporation, ou IDC. De acordo com os dados apresentados existem hoje mais de 300 mil descrições de emprego que contém a palavra Salesforce, e até 2020, existe a precisão que cerca de 1.9 milhão de empregos como estes sejam criados.

Você deve estar pensando: mas isso não é um problema. Não seria caso existissem pessoas habilitadas a ocupar todas estas vagas. O problema está justamente na formação. Desde já eles perceberam que faltavam pessoas qualificadas no sistema que Salesforce oferece para ocupar essas vagas.

Qual foi a solução encontrada? O investimento para a criação de uma comunidade em torno da marca e do conhecimento gerado a partir dela.

Para preencher todo esse espaço e aumentar a força da Salesforce no mercado eles precisavam da força dos seus trailblazers e da sua comunidade. Membros dessa comunidade que estão no centro disso tudo, não só para mudar as suas vidas mas também inspirar a mudança na vida de outras pessoas.

O processo para construção dessa jornada nasceu da própria comunidade, que sem saber desenvolveu um processo em três etapas que motivo o crescimento turbinado da comunidade. Em resumo, um esforço que tornou fácil aprender Salesforce, conquistar credenciais para ganhar relevância de mercado e se conectar com um ecossistema de outras pessoas igualmente interessadas no mesmo tema.

Para ter certeza que todos os 1.9 milhão de empregos serão ocupados em 2020, Salesforce resolveu investir na comunidade unindo 3 times em torno de um objetivo: Trailhead, Salesforce University e Community. Nesse contexto, o primeiro time — Trailhead — é o dedicado a ensinar os participantes novas habilidades relacionadas à utilização do software Salesforce nas empresas. O objetivo é gerar novos profissionais capazes de ocupar posições de trabalho.

De nada adianta ensinar se empregadores não puderem saber quem são essas pessoas e porque elas são importantes para o mercado. Aí vem a segunda etapa, do time Salesforce University, dedicado a criar jornadas de conhecimento que, em um ambiente gamificado, fornecem certificações reconhecidas a todos os participantes.

Por fim, vem a última etapa desta história, que eu acredito ser a mais genial das três. Todas essas pessoas que aprendem a usar Salesforce e se tornam certificadas são convidadas a participar da Salesforce Success Community. Nada mais é que um ambiente onde todos esses indivíduos podem se conectar para compartilhar inovação, construir networking e obter respostas de forma mais rápida.

O resultado de todo esse esforço? Uma comunidade com mais de 3 milhões de participantes de 53 países.

Valores da comunidade Salesforce

Esse sucesso todo não é à toa. Como falei acima, comunidades de sucesso precisam ter valores claros que atestem aquilo que a marca deseja com a ação. Na comunidade Trailblazer, os valores pelos quais as pessoas atuam são:

  • Confiança (comunicação transparente com os clientes, com intuito de dar-lhes segurança),

  • Crescimento (obsessão por levar os clientes a estabelecer melhores relacionamentos com os seus clientes),

  • Inovação (perseguir ideias que transformem a companhia, o país e, se possível, o mundo),

  • Igualdade (valorização de colaboradores, parceiros, clientes e membros de comunidades de todos os níveis).

No dia a dia é fundamental que os membros da comunidade percebam a existência desses valores e a sua transformação em ações práticas, sejam eles da própria empresa, de colaboradores, de clientes, fornecedores, ou usuários em geral.

E a sua comunidade?

Construir uma comunidade, como você já deve ter percebido, não é uma jornada das mais simples. É preciso ter um propósito claro, valores bem definidos, e um esforço para motivar e engajar os participantes.

Investir para criar um comunidade não é um trabalho restrito apenas à organizações grandes, como a Salesforce. Empresas de todos os tamanhos também podem ter acesso a esse recurso. Basta encontrar um assunto, ou tema, ou mesmo uma causa, que possa reunir essas pessoas em um mesmo ambiente.

Quer começar hoje mesmo? Comece a pensar em um nome para a comunidade da sua empresa. Ele é essencial para constituir a identidade do grupo. Um dos elementos de coesão que pode se tornar a bandeira da comunidade, em especial se forem estabelecidos valores fortes e consistentes. 

Tenho certeza que muitas empresas ainda não conhecem a força das comunidades em toda sua extensão. Histórias como a da Salesforce e seus trailblazers são os ingredientes para motivar essa busca e a compreensão desta nova forma de se fazer comunicação, marketing e relacionamento com o mercado.

Luciano Kalil

Luciano Kalil

CEO - Beracode - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

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