[ editar artigo]

Como aumentar o engajamento com vídeos?

Como aumentar o engajamento com vídeos?

Aumentar o engajamento com vídeos é uma necessidade extrema para as empresas e profissionais que queiram ser competitivos no mercado.

Certamente, você deve também compreender isso, mas não está habituado à linguagem audiovisual.

Por isso, aqui está seu tutorial para usar vídeos com o objetivo de aumentar o engajamento, seja no seu perfil de rede social, na página comercial de seu Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter ou mesmo em seu site ou blog.

Você irá compreender como será simples encantar pessoas ao ponto de elas serem engajadas e colaborativas.

O que é engajamento?

Engajar pessoas significa criar laços e conexões emocionais inspiradoras. Por esse elo, as pessoas comentam seus posts, sugerem outros pontos de vista sobre determinado tema e criam juntas mais conteúdo relativo ao seu propósito.

Engajar pessoas significa também compartilhar espaços colaborativos, como comunidades, grupos e turmas virtuais acolhendo os indivíduos que se identificam com ações propositivas a um fim de grande valor agregado.

Engajar pessoas é o sonho de consumo de toda empresa ou profissional liberal, seja pela oferta de um produto ou serviço prestado.

Por que focar no engajamento?

Engajar pessoas é mais caro que campanhas de marketing digital, pois é preciso de uma curva temporal mais extensa do que os resultados a curto prazo tão visíveis nessa forma de marketing.

Entretanto, engajar pessoas também é uma ação de construção de grande capital social.

Quando engajadas as pessoas não respondem a estímulos mecânicos, mas se inspiram em seus posicionamentos e insights compartilhados, seja por qual for o ponto de contato instituído em suas estratégias de marketing.

Engajar pessoas é um ato consequente de um relacionamento encantador.

Engajamento é consequência

Não se persegue o engajamento, provoca-se engajamento. Não se compra engajamento, pela sedução acontece o engajamento.

Não se impõe engajamento, estimula-se engajamento com interações genuínas e sugestões conectadas com o propósito de existência daquele estímulo.

Engajamento é possível em curto prazo

Apesar de muitas especulações por parte de pessoas que ainda também estão aprendendo esse processo, é possível sim conquistar engajamento a curto prazo.

Porém, existem alguns elementos técnicos que determinam a velocidade deste engajamento.

  • Relevância de seu conteúdo para a audiência. Quer saber mais sobre como criar conteúdo relevante? Acesse aqui;
  • Compreensão sobre as otimizações daquele post em determinado canal de comunicação. Você pode compreender mais sobre otimizações assistindo a este vídeo;
  • Consistência de seus posts. Caso você ainda não entenda, engajamento se dá também pela entrega de um calendário de postagens sobre o conteúdo produzido.
  • Empatia com a audiência. Mesmo seu conteúdo não mostrando alguém como protagonista da sua comunicação, aquilo que será produzido precisa gerar interesse da audiência;
  • Propósito de existir de seu conteúdo precisa estar muito claro para os produtores de conteúdo. Quer entender mais sobre propósito? Acesse aqui;
  • Técnicas de compartilhamento orgânico usadas nos posts de forma a agradar as características dos usuários daquela rede social ou comunidade.

Alerta sobre engajamento

O fenômeno emocional do engajamento só existe quando há conexão emocional das duas partes. Você também precisa demonstrar para as pessoas que aprecia a audiência delas.

Certamente, você precisa interagir com quem está interagindo com você ou sua marca.

Assim, responda às interações de forma assertiva e positiva. Não se comunique sem compreender exatamente o que a interação da audiência quer exprimir. Entenda o que ela está comunicando para responder claramente e aumentar as oportunidades de criar este elo emocional.

O perigo dos chatbots

Chatbot é uma metodologia que agiliza determinados processos de interação em redes sociais, sites, blogs, comunidades, e outros pontos de contato virtuais. Eles servem para recepcionar clientes, prospects ou fornecedores a determinados processos, mas não podem ser usados para substituir os relacionamentos humanos.

Uma verdade sobre chatbots precisa ser dita. As ferramentas de chatbot ajudam, mas não substituem as abordagens humanas.

Portanto, não dependa dos chatbots para criar engajamento. Isso pode, inclusive, aumentar a distância entre você e sua audiência.

Outro ponto de destaque é a frieza sobre esse relacionamento. Clientes querem ser acolhidos. Caso os bots estejam em uma linha de frente de atendimento, o engajamento cai consideravelmente.

O distanciamento do chatbot

Um estudo realizado pelo instituto FORRESTER detectou que a interatividade dos chatbots aumentou a velocidade de contratação de assinaturas para uma empresa americana de televisão a cabo. Foi mais de 40% o aumento de atendimentos, além de diminuição no tempo médio de atendimento sobre a contratação deste serviço em até 60%.

Sob o ponto de vista de processos, essa interatividade foi um sucesso absoluto.

Porém, as consequências disso foram também reveladoras. Das conversões de serviços contratados pelo sistema de bots, cerca de 95% das pessoas cancelavam a contratação até 72 horas depois.

Enquanto as contratações realizadas pela interação humana tinham índices de cancelamento em volta de 30%. No final das contas, a interação humana mantinha a meta de assinantes crescendo e fidelizando. Bots não fidelizam.

Como aumentar engajamento com vídeos?

Se você já grava vídeos ou usa a linguagem audiovisual de outra forma para produzir seu conteúdo, darei aqui dicas simples, mas poderosas para aumentar o engajamento em suas redes sociais e comunidades.

Se você ainda não está produzindo, pode também usar essas dicas para produzir seus vídeos com alta performance de engajamento.

  1. Crie conteúdos relevantes e exclusivos;
  2. Convide as pessoas já no início do vídeo a comentarem sobre as expectativas em relação ao assunto do vídeo;
  3. Agradeça às pessoas por estarem interagindo com seus posts. Você pode até nomear algumas de forma breve de vez em quando;
  4. Peça para as pessoas sugestões sobre outras conclusões existentes para seu conteúdo relevante;
  5. Use alguns comentários para se inspirar em vídeos futuros, principalmente, se forem perguntas;
  6. Crie conteúdo que propaga interatividade futura: “Você se identifica com esse assunto? Poste aqui o que você diria para as pessoas caso estivesse com essa situação. No próximo vídeo, eu trarei as melhores respostas”;
  7. Responda a todos os comentários, mas não repita respostas, tal como se fosse um bot ou o famoso fenômeno control c control v;
  8. Caso as perguntas sejam repetidas, indique o link de um vídeo ou uma playlist nós próprios comentários;
  9. Use datas significativas para interagir com quem está próximo à data de aniversário, Natal, Páscoa, Réveillon;
  10. Convide as pessoas a participarem de alguma comunidade. Você pode ler sobre isso clicando aqui;
  11. Use links para materiais e postagens de outras fontes que enriqueçam mais ainda a interação do tema em suas descrições dos posts de vídeos;
  12. Seja sempre acolhedor e simpático às interações. Não reaja de forma impulsiva a uma crítica;
  13. Tenha sempre conduta coerente com o que seu propósito prega. Não minta, não propague fake news, não se envolva em discussões pautadas pelas emoções em seus comentários;
  14. Não faça vídeos plagiando outros canais, mesmo os estrangeiros;
  15. Respeite as dinâmicas de compartilhamento orgânico das plataformas de comunicação e redes sociais;
  16. Legende os vídeos que serão postados em redes sociais com players silenciosos nas suas timelines;
  17. Mantenha regularidade sobre suas postagens. Estabeleça um calendário de veiculação e tenha disciplina;
  18. Crie vídeos levando em consideração as experiências de tempo de duração das narrativas de seus concorrentes e dos internautas que consomem as redes sociais;
  19. Convide pessoas para participarem de seu conteúdo em vídeos. Entrevistas são bem legais se produzidas com inteligência de conteúdo, qualidade do entrevistado para o tema proposto e a empatia do moderador;
  20. Organize um roteiro claro de começo, meio e fim. A clareza do discurso de comunicação também é importante para provocar engajamento.

Engajamento também deve ser abordado em cursos online

As técnicas para provocar engajamento também devem estar presentes nas experiências de cursos e treinamentos online. Para isso, você precisa levar em consideração as interações dos alunos e as expectativas deles.

O lançamento de um curso online também se beneficia, diretamente, do engajamento. Por isso, é extremamente importante você compreender como o engajamento pode até lhe ajudar a vender mais info-produtos.

Alunos se desmotivam quando percebem que o conhecimento do curso está aquém de suas necessidades. No entanto, se eles tiverem claro o plano de curso, terão também mais facilidade de engajar durante a jornada de aprendizado.

Certamente, esses ajustes terão grande impacto a curto prazo e farão você ter mais força de engajamento em sistemas EAD.

Comente aqui qual a sua situação

Você já tem produção de vídeos? Você grava vídeos com facilidade? Divida aqui também suas experiências. Tenho certeza que sua contribuição será muito pelas pessoas que estão aprendendo e se inspirando com esse texto.

Marketing de Engajamento
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Ler matéria completa
Indicados para você