[ editar artigo]

Como definir missão e visão da sua comunidade

Como definir missão e visão da sua comunidade

No início da jornada de uma empresa é comum termos que definir a missão e visão do negócio. Assim como em qualquer empresa, uma comunidade online também deve ter uma visão e missão bem definidos. Esses elementos devem conversar com os mesmos propósitos da sua marca já previamente escolhidos.

LEIA MAISO que sua empresa precisa saber para construir uma comunidade?

Antes de seguirmos em frente, vamos definir e entender melhor os dois conceitos que abordamos no título: missão e visão. Na comunidade, assim como em uma empresa, eles funcionam como guias para ajudar na conquista dos objetivos a partir dos propósitos da sua marca.

Podemos definir a visão como os objetivos que a sua comunidade deseja alcançar. Ela também abrange o potencial que a sua comunidade pode atingir. Além disso, a visão ajuda na hora de conquistar investidores, pois demonstra onde esse projeto pode chegar.

Já a missão envolve alguns componentes a mais. Ela fala sobre o motivo de sua comunidade existir, a razão de ser dela e o que ela irá oferecer de benefícios para o público. Ela está ligada ao produto, mas de forma ampliada, resolvendo algum problema ou facilitando a vida das pessoas que fazem parte da comunidade.

Também é comum falarmos sobre os valores, que geralmente envolvem respeito, integridade, entre outros. Mas hoje vamos focar na visão e missão da sua comunidade.

Como a visão e missão se alinham à sua comunidade?

Vamos imaginar que uma empresa venda guarda-chuva e queira abrir uma comunidade para engajar os usuários e fãs da marca. Para a empresa o desejo é vender mais itens, já para os consumidores a vontade é de falar sobre o tempo, cores divertidas para usar no dia a dia ou mesmo trocar dicas de conservação de guarda-chuvas.

A visão dessa empresa então poderia ser "Ser a proteção natural para permitir a alegria da vida". Lembre-se: a visão deve passar uma mensagem alegre e estimuladora. Além disso, deve responder à pergunta: “que futuro você está criando?”. Ou seja, deixa claro que a empresa está pensando em um mundo melhor para os próximos anos.

LEIA MAIS6 dicas para sua empresa criar uma comunidade online de sucesso

Já a missão seria: assegurar proteção ao corpo humano e garantir saúde e bem estar para a população. Ela deve levar os membros da comunidade a se sentirem ativos e participantes do processo.

Durante a criação não podemos esquecer de todo o contexto que envolve a comunidade. No caso hipotético que estamos falando, não podemos imaginar que chuva traz apenas coisas boas. É inegável que, mesmo que por algumas vezes, ela pode gerar alagamentos, deslizamentos ou outras tragédias que complicam a vida das pessoas. Sua comunidade deve entender que isso existe, e que por isso é também importante se proteger da chuva.

Decorrente desta reflexão irá surgir a criação de alguns possíveis valores da comunidade:

  • oferecer segurança para aproveitar a natureza

  • cuidar da água, um recurso essencial do planeta

  • integrar a relevância da água ao processo educacional nas famílias e escolas

Independente de quais forem esses valores, eles devem fazer sentido quando forem comparados com aqueles que sua empresa já pratica. Não adianta nada ter um lindo valor na comunidades, se ele não está alinhado com os do seu negócio.

Nada precisa ser definitivo

Alguns gestores de comunidade acreditam que a visão e missão devem permanecer as mesmas, do começo ao fim do projeto, mas isso não é verdade. Elas podem, e até devem, ser alteradas quando houver necessidade.

Uma comunidade tem um movimento espontâneo e forte e, às vezes, por causa de um post, um curso ou qualquer outra atividade, pode acabar atraindo novos usuários que acabam modificando o rumo original. É preciso entender que ela é um organismo vivo, e que o gerente de comunidades deve acompanhar os caminhos que ela seguir, e, quando necessário, mudar a visão ou missão do projeto.

Por outro lado, isso não quer dizer que elas devam ser modificadas a todo instante. A missão e visão devem ser duradouras, pois representam e induzem certos comportamentos dentro da comunidade.

LEIA MAIS5 regras que as formigas podem ensinar para a sua comunidade online

Após a definição da visão e missão de uma comunidade vai ficar muito mais fácil tomar decisões em prol desse projeto. Eles são importantes elementos para a composição do propósito de uma comunidade e não podem ser deixados de lado na hora de traçar os planos.

Vamos então definir a missão e visão da sua comunidade? Comente aqui abaixo e vamos construir juntos!

Marketing de Engajamento
Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

CEO - Duopana - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

Ler matéria completa
Indicados para você