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Comunidades de marca: como a sua empresa pode ter uma

Comunidades de marca: como a sua empresa pode ter uma

Trabalhar uma campanha de marketing é um item quase obrigatório para qualquer empresa que deseja se aproximar dos clientes, atrair mais público e aumentar a divulgação da marca. Para isso, algumas empresas investem em novas formas de comunicação, como o marketing de comunidade.

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Apesar do conceito de comunidade já ser antigo, no marketing ele ainda é pouco explorado. Mas essa história tem começado a mudar, já que algumas marcas perceberam o potencial desse tipo de projeto e têm investido cada vez mais nisso. Mesmo quem está começando agora pode se planejar e conseguir ótimos resultados.

Mesmo assim, muita gente ainda não conhece como funciona e não sabe dos benefícios do marketing de comunidade. Acompanhe este texto até o fim e veja como a sua empresa pode adotar essa estratégia e se dar bem com ela.

O que é uma comunidade online?

Pessoas com interesses em comum costumam se reunir para falar sobre os assuntos que mais as interessam. Seja futebol, uma causa social ou mesmo uma marca, o que importa não é o tema, mas a troca entre os participantes.

Uma comunidade online é o ambiente em que um grupo de pessoas se reúne para discutir, trocar informações e interagir uns com os outros. Ao contrário de um grupo ou uma página, neste tipo de lugar as relações entre os usuários são muito importantes e extremamente valorizadas.

Nas comunidades online é comum que existam diversos autores, tornando a plataforma mais dinâmica e dando voz para que mais pessoas possam se manifestar e produzir conteúdo.

Comunidades de marca: quais os benefícios?

Criar uma comunidade em torno de uma marca têm sido uma das principais estratégias de marketing das empresas inovadoras nos últimos tempos. Elas têm como proposta reunir fãs, consumidores e seguidores em torno de assuntos que envolvam a companhia.

Uma das maiores vantagens das comunidades de marca é criar um vínculo maior da empresa com o público e estreitar o relacionamento com pessoas que de alguma forma são mais próximos da empresa.

Além disso, ao dar este espaço para os usuários, você transforma um simples admirador em um defensor da marca. Pois ao se sentir mais próximo e valorizado pela companhia é natural que a pessoa acabe se tornando alguém mais engajado com a empresa e os produtos ou serviços oferecidos.

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Outra vantagem diz respeito ao conteúdo produzido dentro da comunidade. Usar o marketing de conteúdo, postagens em redes sociais e o relacionamento por e-mail são estratégias válidas de comunicação, mas são em um sentido único. É sempre a empresa falando para o cliente, nunca o contrário.

Já nas comunidades de marca é o lugar onde o público também tem voz. Podemos dizer que nelas o seu consumidor ou fã pode subir ao palco para falar sobre as coisas que ele tem a dizer, e isso é incrível.

Um dos principais pontos positivos de uma comunidade online é que a empresa pode saber do que os clientes gostam, querem falar e até mesmo do que está desagradando. Essa riqueza de informações coletadas pode ser muito útil para novas campanhas ou lançamentos da marca.

Como criar uma comunidade de marca

Antes de mais nada, precisamos lembrar da regrinha número um de uma comunidade de marca:

As pessoas presentes nela NÃO devem apenas falar do seu produto. Este espaço é feito para discutir todos os assuntos relacionados ao que você produz, mas não necessariamente apenas sobre ele.

Explicando melhor: Imagine uma empresa que produz bolos. Ela percebe como uma comunidade online é uma boa solução e decide criar uma. No entanto ela não pode limitar a discussão apenas aos seus bolos.

Técnicas de receitas, dicas sobre fornos e trocas de experiências culinárias também são assuntos relevantes e que interessam para os usuários da comunidade. Repare como todos esses temas são próximos do que a empresa faz, o que mantém o espírito da comunidade e não cerceia a liberdade dos participantes.

Ao criar uma comunidade é preciso definir qual será o tema dela, e só depois disso começar a planejar as primeiras ações. Sempre é importante que a participação do público seja incentivada, para que, aos poucos, ela se torne orgânica.

A importância de um gerente de comunidade

Este profissional é responsável por planejar e executar as ações dentro da comunidade. Além de atrair novos integrantes, é papel do gerente manter todos participativos e engajados nos conteúdos e discussões apresentados.

Aliás, esta última é a principal função de um gerente de comunidade: aumentar o engajamento. Estes ambientes são conhecidos por terem participantes ativos e sempre trocando informações, debatendo e produzindo conteúdos dentro da comunidade. 

Naquelas que já existem há mais tempo isso é mais natural e na maioria dos casos parte por iniciativa do próprio usuário. Já nas que estão iniciando este papel cabe ao gerente das comunidades de marca, que deve desenvolver atividades que conquistem a atenção e incentivem a participação dos usuários presentes na comunidade.

No início o desafio pode ser bem grande, mas com o tempo isso passa a ser mais simples e os resultados cada vez maiores. Mas para isso é preciso muito trabalho árduo e resiliência para não desistir diante das adversidades.

Adote em sua estratégia

Como vimos ao longo do texto, uma comunidade de marca é uma ótima solução para o marketing de qualquer empresa. Por conta da versatilidade desse tipo de projeto, ele funciona tanto como ação única, quanto complementando outras, como redes sociais e email marketing, por exemplo.

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Algumas empresas já aderiram às comunidades de marca e estão colhendo bons frutos. Esta é uma das principais tendências da área e deve seguir crescendo bastante ainda nos próximos anos.

Se você quer saber mais sobre comunidades online de marca continue lendo outros artigos sobre o assunto aqui no Marketing de Engajamento.

Marketing de Engajamento
Victor Waiss
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Redator - Duopana

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