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Creators Connect: a solução do Google para facilitar o marketing de influenciadores

Creators Connect: a solução do Google para facilitar o marketing de influenciadores

Já não é de hoje que o YouTube se tornou um dos principais canais da internet, chegando próximo à popularidade das redes sociais e do Google (e passando). O motivo é simples: foi-se o tempo em que as emissoras é que escolhiam quando alguém iria consumir um conteúdo. Agora, é o telespectador quem tem esse controle

Seja usando sistemas de streaming, ou por meio do YouTube, fato é que as pessoas cada vez mais gastam tempo nesse tipo de plataforma. Isso é bom para todos os envolvidos: os produtores de conteúdo (ou YouTubers), os consumidores, os profissionais de marketing, as marcas, e claro, a sua empresa. Afinal de contas, onde há mídia e público, há também anunciantes.

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Também, não é por menos. Segundo uma pesquisa do Google feita em Julho de 2018, 76% dos brasileiros conhecem o termo "YouTuber", e mais, quando perguntados sobre quem mais influencia sua opinião, os YouTubers só perderam para a família e os amigos. 

Em um contexto como esse, é natural que as marcas estejam sempre interessadas em se associar a estes personagens para ações de marketing. Conhecido pelo termo marketing de influenciadores, as iniciativas desse tipo já acontecem de várias formas diferentes: os chamados #publis ou #merchans.

Até então, qualquer marca que quisesse investir nesse segmento precisava demandar um esforço grande para ser bem sucedida. Primeiro, procurar os YouTubers certos, depois entrar em contato, orçar, planejar, e finalmente, executar.

Você leu certo, precisavam, pois há pouco mais de um mês, o Google lançou o Creators Connect, uma plataforma para auxiliar quem investe no marketing de influenciadores no YouTube. Segundo os próprios, o Creators Connect é "uma solução do Google que amplia a atuação das marcas no YouTube, usando a relação única dos Creators com as suas audiências para transmitir a mensagem da marca de forma mais íntima."

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Em resumo, a diferença básica é que ao invés de a marca pagar diretamente ao YouTuber e ter que fazer toda a campanha, com o Creators Connect, é o próprio time do Google que conduz o trabalho junto à agências parceiras, o anunciante e os parceiros produtores de conteúdo para entregar a campanha.

Com isso, ao invés de pagar cachê, a marca investe em mídia no seu conteúdo no canal do Youtuber, proporcionando um ganho muito maior para todos os envolvidos.

O dono do canal ganha o mesmo que ganharia normalmente (ou até mais); a marca tem um alcance muito maior para sua ação, do que se tivesse investido no formato tradicional de #merchan; e o público tem acesso a um conteúdo genuíno que faz muito mais sentido para ele que já acompanha o canal.

Essa é mais uma prova que o marketing de influenciadores é uma realidade que cada vez mais vai impactar na forma como as marcas se posicionam na internet, e principalmente, na relação que elas constróem com o seu público.

O link que separei aqui é do próprio Google — está no Think With Google — e conta toda a história, explicando em detalhes como funciona o Creators Connect e qual o contexto que motivão a decisão de eles investirem nisso agora. Vale a leitura, e vale acompanhar as notícias desse mercado que não pára de crescer.

https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/v%C3%ADdeo/creators-connect-o-poder-dos-youtubers/

Marketing de Engajamento
Marcus Pereira
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Conteúdo e Inbound Mkt @ Duopana

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