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O desafio do engajamento no início da comunidade

O desafio do engajamento no início da comunidade

Ter uma comunidade online é muito mais do que apenas ter um ambiente onde conteúdos são postados regularmente. Um dos maiores propósitos é promover a participação das pessoas e o engajamento nas causas do grupo.

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Falando assim parece que tudo acontece naturalmente e que não há muito trabalho a ser feito, mas a realidade não é essa. Para promover esse engajamento é preciso que o gerente de comunidade se envolva no projeto de cabeça e crie ações que incentivem a participação ativa dos membros.

Com o tempo essa tarefa fica mais fácil, mas se a sua comunidade está no começo há muita coisa a ser feita. No entanto, não há motivos para se preocupar. Acompanhe este artigo e veja como superar esta barreira inicial.

Começando uma comunidade

Todo projeto precisa de um bom planejamento para ser bem-sucedido e isso não é nenhum segredo. Quando falamos de uma comunidade online essa questão deve ser observada com muito mais atenção, pois estamos falando de ferramentas que ainda estão se desenvolvendo e evoluindo a cada dia.

Ao traçar um planejamento é preciso levar em consideração as dificuldades iniciais de uma comunidade online. Até que ela “entre nos trilhos” é completamente normal que aconteçam algumas falhas, mas é importante sempre identificar e corrigir esses erros ao longo do processo.

Este período inicial acaba sendo de muito aprendizado, tanto para os usuários, quanto para o gestor da comunidade. Isso pode ser encarado de forma positiva, como uma fase onde vale muito a pena experimentar ideias na comunidade online e avaliar seus resultados.

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A chegada de novos membros: o que eles encontram

Quando um novo usuário entra na comunidade a primeira impressão é muito relevante e pode impactar as ações dele no futuro. Este novo local deve ser atraente, receptivo e agradável para que esta pessoa se sinta confortável e queira conhecer mais.

Logo no início o novo integrante da comunidade deve se sentir impactado positivamente pelo visual e conteúdos encontrados. Em um segundo momento são as propostas que chamam a atenção, como ofertas de conteúdos exclusivos, convites e calls to action que incentivem o novato a agir.

Neste início de jornada o seu objetivo deve ser fomentar a participação dos usuários que acabaram de chegar. Claro que essa resposta por parte deles pode ser espontânea, mas caso isso não ocorra, algumas atitudes podem ajudar a dar esse empurrão. Confira algumas delas:

Rotina de interação

Constantemente procure convidar essas pessoas para participar de ações dentro da comunidade. Criar um calendário e lembrar de quando estes eventos irão ocorrer é uma boa alternativa. Neste começo a bola está com você, pois é o gerente de comunidade quem irá propor os temas, formatos e contar sobre os benefícios de ser ativo na plataforma.

Notificações

Saber usar as notificações é uma grande vantagem, ainda mais quando estamos falando de novos usuários. Eles precisam ser lembrados do que está acontecendo e incentivados a interagir.

Seja simples

Quando você cria um evento, fórum ou chat, em especial para quem é novato, procure fazer perguntas que envolvam respostas simples. Quando são muito complexas elas tendem a assustar e acabam desestimulando os participantes.

Aposte no jogo rápido, pois essa forma de interação é perfeita para quem ainda não se manifestou, mas quer “quebrar o gelo”.

A palavra-chave é interação. Gestos simples como dizer o nome ou participar de uma votação já são suficientes para dar início nessa relação. Não procure por grandes participações ou nem fique frustrado se as pessoas forem tímidas demais nesse começo.

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Como ativar membros passivos

Toda comunidade tem um grupo de pessoas que interage, comenta, compartilha e é super ativo em todas as publicações. Porém, há também aquelas pessoas que apenas observam tudo e não esboçam nenhuma reação.

Esses membros passivos são verdadeiros desafios para um gerente de comunidade. Para atrair essa parcela de integrantes é necessário desenvolver ações específicas que visem gerar engajamento com eles. Para começar, é importante perceber quais são os temas mais importantes para eles e como ajudá-los com esse problema.

Para criar engajamento com usuários passivos algumas soluções podem trazer ótimos resultados. Confira:

Crie eventos exclusivos

Desenvolva ações e eventos que sejam voltados apenas para essas pessoas que nunca participam. Deixe claro que existem coisas acontecendo na comunidade e que você gostaria que eles também fizessem parte.

Mensagens como “O que você gostaria de encontrar aqui com a nossa comunidade?” e “Você tem espaço aberto para nos informar e perguntar o que você deseja na comunidade. De nossa parte, vamos lhe mostrar onde está ou com quem da comunidade você encontrará. Vamos pensar ou encontrar juntos?” são indicadas para esses convites.

Faça contato individualmente

Imagine que em uma comunidade de 100 pessoas, 40 delas são passivas e não reagem aos posts. Envie mensagem mostrando quais conteúdos esses usuários visualizaram nos últimos tempos e pergunte quais eles mais gostaram.

Peça para ele avaliar com notas ou comentários e perceba quais conteúdos mais agradam. Investir neles vai demonstrar que você se importa com a opinião dos usuários, o que gera empatia e engajamento.

Conquiste os não-inscritos

Existe um grupo significativo de usuários que entra, lê, mas não se inscreve na comunidade. Como gerente de comunidade online seu papel é também de atrair essas pessoas e motivá-las a entrar na plataforma.

Destaque as vantagens de ser inscrito, apresente os benefícios e ofereça alguns conteúdos exclusivos em troca da entrada. Para obter sucesso o call to action deve ser claro, simples e deixar explícito que a pessoa tem muito a ganhar fazendo parte da comunidade. 


Claro que mesmo com essas ações nem todos vão participar, mas alguns serão “resgatados”. Quando feita com frequência essa prática traz excelentes resultados e diminui consideravelmente o número de usuários passivos na comunidade.

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Seja novato ou veterano, nunca abandone essa parte do seu público. Procure usar a criatividade e acrescente novas ações na busca pelo engajamento de todos os presentes na comunidade. Tenha certeza que todo esse trabalho será recompensado com a participação cada vez maior das pessoas.

Você já passou por algum desafio na gestão de comunidades? Deixe seu comentário falando como você superou as barreiras.

Marketing de Engajamento
Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

CEO - Duopana - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

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