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O que significa a sigla SEO no marketing?

O que significa a sigla SEO no marketing?

SEO no marketing significa Search Engine Optimization, ou trocando para um melhor entendimento do signficado em nossa língua materna, quer dizer otimização de mecanismos de buscas.

Esta sigla está totalmente vinculada ao processo de ranqueamento de informações dentro dos mecanismos de buscas do Google. E ela está também associada a capacidade de relevância que as informações têm conforme os interesses dos internautas.

Por que essa sigla está sempre em evidência quando há referências de marketing ou marketing digital?

O SEO está sempre em evidência dentro do cenário de divulgação de sua marca, produto, contratação de serviços, porque é uma técnica capaz de qualificar as buscas de determinados termos ou palavras-chaves em prol do produtor de conteúdo.

Esta estratégia usada de forma programática, cria um ecossistema de informações que trazem muito mais tráfego orgânico para sites, blogs, canais de comunicação, redes sociais, sistemas operacionais, ou seja, aquilo que for fonte de informação relevante para as experiências dos internautas.

SEO diminui investimentos em ADWORDS e FACE ADS

Exatamente por isso que as empresas, agências, organizações e equipes de marketing se dedicam na produção de conteúdo.

As estratégias baseadas em SEO são de durabilidade mais expressiva, atemporais, de grande poder de escala exponencial e constroem relacionamento forte com a audiência interessada.

Empresas hoje buscam alternativas para diminuir seus gastos e aumentar seu poder de engajamento. Por isso, trazer este tipo de posicionamento faz grande diferença na hora de concorrer em seu mercado.

Mesmo os negócios físicos precisam de estratégias SEO para conquistar interesse de pessoas que se engajam pela sua necessidade de confiança.

Aonde SEO ajuda nas buscas?

Quando você faz uma busca no Google, basta lembrar de suas experiências. Como aparecem os links relativos às buscas?

Esta imagem demonstra o exemplo a ser analisado. Os 4 primeiros links que aparecem como resultado das buscas mostram anúncios por compra de palavras-chaves no AdWords. Certamente, você não controla o momento exato que seu anúncio entrará no radar da pessoa.

Após estes 4 anúncios, há uma referência do Google Maps e mais um grupo de anúncios. No entanto, os links mais acessados não são estes. Os interesses dos internautas, em sua grande maioria, sempre estão nos links orgânicos. Os primeiros links orgânicos são aqueles com mais acessos.

Há uma série de critérios que o Google estabelece para entregar aos internautas os links mais relevantes. Um dos principais é a forma como este link cria relevância para as pessoas que acessam o conteúdo.

A capacidade deste link ser interessante é expressado pela quantidade de cliques que ele tem pelos internautas.

SEO faz ranqueamento qualificado

As estratégias de SEO fazem o ranqueamento das páginas vinculadas ao site se posicionarem com maior relevância pela solução que seu conteúdo traz perante o estímulo da palavra-chave, seja ela de cauda longa ou uma palavra isolada.

O Google quer que o internauta tenha uma experiência positiva. Certamente, todos aqueles que buscam algo, querem encontrar a solução, a resposta para seus questionamentos, necessidades, desejos ou vontades.

Agora o segredo que ninguém conta para você:

SEO tem mais eficiência com domínios de origem maior que 12 meses do que os domínios mais novos registrados. E vamos além desta informação. Os domínios publicados com origem mínima de 12 meses são aqueles mais interessantes nos mecanismos de buscas.

Por que esse critério?

O Google não quer que as pessoas tenham experiências enganosas. Por isso, ele resiste a entregar conteúdo relativo a domínios com menor tempo de vida útil. Isos significa que não basta comprar domínios e esperar certa maturidade para usá-lo. Você precisa publicar este domínio em forma de site, blog ou comunidade.

Há dinâmicas bem interessantes de domínios que nascem com grande poder de compartilhamento. Estou falando da estratégia de criar comunidades.

Quando as comunidades são vinculadas em domínios. Imediatamente, elas demonstram grande relevância para o Google. Assim, elas também podem ranquear com menor tempo sobre a referência dita aqui.

SEO precisa focar em que resultado?

SEO deve focar em resultados de interesse das empresas ou canais que investem nesta estratégia. Não há campanhas SEO sem foco evidente. Do contrário, haverá investimento sem retorno. Além disso, ele deve converter em receitas ou fluxo de caixa para a empresa.

Trocando em miúdos, a empresa precisa aumentar seus rendimentos e lucros com a estratégia SEO. Isso porque esta estratégia requer investimentos consideráveis financeiros, material criativo, capacidade técnica de otimização, força de postagens e disciplina inabalável por parte da equipe de gestão.

SEO e Inbound Marketing

Um bom exemplo sobre os resultados expressivos que SEO faz são as estratégias de marketing associados a cursos online. Eles representam grande poder de transformação, mas possível, especificamente, tickets consideráveis de investimento.

Por isso, quem é impactado por uma estratégia SEO voltada para a inscrição de cursos ou treinamentos online, precisam ter contato com conteúdos de grande poder de transformação.

Grande parte destas estratégias de SEO estão associadas a outra técnica de marketing digital denominada Inbound Marketing. Quer ler mais a respeito do Inbound Marketing ou Inbound Vídeos? Quer entender mais sobre a metodologia do funil de vendas? Então clique aqui.

SEO também é marketing de engajamento?

Exatamente essa é a perspectiva de estratégias SEO. Elas precisam gerar engajamento. Do contrário, há algo errado diante do posicionamento do seu site, blog ou comunidade.

O fato é que SEO precisa gerar engajamento. Assim, esta estratégia constrói aquilo que ela tem de mais relevante, ou seja, resultado.

Vale uma ressalva. Se não houver qualidade em seu conteúdo, não haverá interesse por parte dos internautas. Não existe segredo ou truque. Certamente, o que existe é interesse por relevância.

SEO faz seu site ter mais LEADS?

Outro termo que pode ser um pouco estranho, mas não se preocupe, porque ele tem uma explicação bem simples. LEAD significa a pessoa que entra em determinado link. Quando ela entra naquele link, ela se tornou um LEAD daquele link.

Por conta da relevância do conteúdo e do título, o link com certeza atrai mais LEADS. Isso porque quando as estratégias de SEO posicionam os links certos para as buscas corretas, ele faz aquilo que o Google tem intesse, ou seja, entrega a solução para a pesquisa realizada.

Quando as pessoas, neste caso, LEADS, entram no link e consomem aquele conteúdo, elas também são impactadas por todo o conteúdo acerca aquele seu inicial interesse. Ela, portanto, surfa nos outros conteúdos, provocando desta forma, o engajamento.

Em suma

Vale a pena investir em estratégias de SEO para qualificar cada vez mais sua empresa. Assim, o resultado de suas oportunidades de negócios não ficam atrelados a sua capacidade de investimento em ferramentas de ADS, mas na relevância eterna que seu conteúdo pode ter para as pessoas na internet.

Marketing de Engajamento
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

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