O segredo para criar um blog: esqueça a perfeição e escreva!
[ editar artigo]

O segredo para criar um blog: esqueça a perfeição e escreva!

Todo mundo que tem, ou já teve, um blog com certeza já passou por uma situação parecida com essa que vou contar aqui. Se você está prestes a criar um blog pela primeira vez, sorte a sua: você já vai começar sabendo da regra mais importante para o sucesso dessa empreitada.

Se hoje, em uma sala de reunião, um cliente seu, ou quem sabe até um colega de trabalho, pedisse para você mostrar a ele qual o melhor post de blog que você escreveu há dois anos, aposto que você não saberia responder sem antes conferir as publicações daquela época.

Acontece que, ao fazer essa busca, também tenho certeza que você não conseguiria se decidir sobre qual o melhor post. E sabe por quê? Provavelmente porque você achou todos os posts ultrapassados a ponto de não querer mostrá-los para ninguém. E o pior: neste momento você ainda vai ficar se perguntando como é que você escreveu — e publicou — aquele material.

Pois é. Aposto que você se identificou com essa história, e se isso não aconteceu, das duas, uma: ou você é um blogueiro profissional perfeito (e neste caso sugiro que você abandone a leitura deste texto agora mesmo), ou você nunca teve um blog de verdade.

A perfeição não existe

Sim, essa é a dura realidade que os blogueiros enfrentam, e para evitar este sentimento é fundamental entender uma única regra antes de criar um blog: a perfeição não existe. Isso mesmo. Nenhum post — eu disse NENHUM — post que você escrever para seu blog será perfeito. E se você ficar esperando produzir o texto perfeito para publicar, sinto dizer, mas seu blog ficará eternamente vazio.

Sempre existirá algo para ser melhorado, um dado a mais para ser inserido, uma pesquisa que você não conhecia ou mais um argumento que você não tinha pensado antes. E é justamente esse dinamismo o grande barato desse mundo fantástico que é a internet e seus realizadores. Dinamismo, inclusive, que é a palavra determinante para entender este contexto.

O mundo digital é dinâmico

Assim como a internet, que hoje é quase uma extensão da sociedade e das pessoas, nós somos seres dinâmicos, abertos ao aprendizado, à evolução e ao desenvolvimento. Ou seja, mesmo que você seja a pessoa que mais odeia mudanças, é necessário admitir que crenças, ideias e valores são apenas alguns dos atributos humanos que mudam diariamente, de preferência fazendo com que nos tornemos hoje pessoas melhores do que éramos ontem.

Por este motivo é óbvio que você não irá encontrar daqui alguns anos nos arquivos de seu blog dezenas de posts dos quais você irá se orgulhar profundamente. Um conteúdo publicado — seja ele um livro ou um post de blog — nada mais é que um retrato pontual sobre o momento vivido pelo autor no âmbito do tema apresentado. E em especial no caso dos blogs esse retrato não irá fazer sentido para sempre.

Para de pensar e publique!

Então, meu caro leitor (ou leitora), com este pensamento em mente a regra básica para criar um blog e mantê-lo com qualidade é simples: esqueça a busca pela perfeição, pare de pensar muito e publique suas ideias. Este post mesmo é um exemplo disso. Dois dias apenas foram necessários desde a concepção da ideia até a finalização do texto para publicação. E o mais incrível é que eu ainda tenho a vida inteira para melhorar o conteúdo, já que a ferramenta sempre permite a edição de um texto.

É claro, não estou dizendo para você simplesmente sair publicando sem um mínimo de planejamento e definição de objetivos. Um blog, seja de uma empresa ou de um blogueiro, é um trabalho sério que deve servir para proporcionar um resultado. De nada adianta fazer o esforço se você não sabe aonde quer chegar com isso. Um plano mínimo com objetivos possíveis é necessário, de forma simples, objetiva e sem inventar muita moda. Mas isso já é assunto para outro post.

Tome coragem e coloque agora no ar seu primeiro post. Tenho certeza que você não vai ser arrepender de criar um blog dessa maneira. Ah, e não deixe de voltar aqui para contar para nós como foi — e está sendo — a sua experiência com um blog colaborativo. E claro, sugestões também são sempre bem vindas! Até a próxima!

Marketing de Engajamento
Marcus Pereira
Marcus Pereira Seguir

Mkt Digital e Conteúdo @ Beracode

Continue lendo
Indicados para você