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Por que o marketing de comunidade pode agregar na sua estratégia de comunicação?

Por que o marketing de comunidade pode agregar na sua estratégia de comunicação?

Inovar é sempre bom quando estamos falando de uma campanha de divulgação. Assim como em qualquer área da comunicação, sair do comum e buscar novas soluções renova as ideias e sempre agrega. Neste sentido entra o marketing de comunidade, uma tendência que vem crescendo nos últimos anos e está conquistando mais espaço a cada dia.

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Para quem está pensando em fugir do comum e investir em novas ferramentas esta é uma excelente opção, justamente por oferecer algumas vantagens que as campanhas tradicionais de marketing não conseguem ter.

Uma nova plataforma, novos resultados. Mas o que será que o marketing de comunidade tem de tão especial para conquistar tanta gente?

O que é marketing de comunidade?

Antes de tudo precisamos entender o que é uma comunidade online, o centro de toda a estratégia. Ela é um ambiente na internet onde pessoas se reúnem para falar sobre determinado assunto, trocar informações e compartilhar experiências.

Ao contrário de um blog onde geralmente apenas uma pessoa escreve, em uma comunidade online existem diversos autores contribuindo coletivamente na plataforma. Podemos dizer que a base deste tipo de ferramenta é a troca que acontece entre os usuários, pois todos podem atuar de maneira ativa na contribuição e produção de materiais para o grupo.

O marketing de comunidade nada mais é do que usar este ambiente dentro das estratégias de comunicação de uma empresa. Por ser uma tendência que está em crescimento muitas marcas ainda não adotaram, mas aquelas que fizeram, já começam a perceber os bons resultados deste tipo de projeto.

Por que investir no marketing de comunidade?

Cada ação de marketing tem objetivos e resultados diferentes. Uma campanha de remarketing não vai atingir o mesmo público que um post em uma rede social ou um banner em um portal de notícias. Por isso essas estratégias são complementares e sempre há espaço para aqueles que desejam seguir por novos caminhos.

Por meio do marketing de comunidade as empresas experimentam uma nova relação com o público. Isso é sentido logo no começo, mas vai ficando cada vez mais intenso de acordo com o andamento do projeto. Trata-se de uma maior proximidade e de uma nova forma da marca se comunicar com clientes, fãs e pessoas engajadas nos produtos ou serviços.

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Podemos destacar que uma das principais mudanças do marketing de comunidade em relação às formas mais tradicionais é o papel exercido pelo público dentro desta estratégia. Afinal de contas, ele passa a atuar como protagonista, ganhando relevância com os conteúdos produzidos dentro da comunidade.

Essa mudança acaba interferindo positivamente na relação marca-público. Pelo lado da empresa, ela acaba conhecendo mais quem é interessado nos produtos ou serviços que oferece, além poder contar com conteúdos muito mais autênticos para sua estratégia de comunicação digital. 

Já para os usuários da comunidade, há um ganho igualmente grande, pois eles se sentem valorizados e também mais motivados a participar nas ações criadas no grupo. Isso sem contar o aumento na proximidade deles com a marca, o que pode trazer mais ganhos, vendas e resultados para a empresa.

Benefícios dessa estratégia

Seja escrevendo, comentando, criando peças, não importa qual seja a forma, a participação do público em uma comunidade online irá ocorrer de uma maneira que não é vista em nenhum outro canal. Mas além dos benefícios do público, as marcas que desenvolvem projetos ganham informações importantes.

Quanto mais uma empresa conhece seu público, maiores são as chances de oferecer o que o consumidor mais precisa. Com as mudanças recentes de comportamento das pessoas este desafio é cada vez maior, o que exige que as marcas busquem novos caminhos para isso.

Usar o marketing de comunidade vem ao encontro desta necessidade, porque além de possibilitar um aumento nos ganhos e uma relação muito mais duradoura com os clientes, ele ainda permite um conhecimento essencial para desenvolver ofertas de produtos e/ou serviços mais assertivas. 

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O melhor de tudo isso é que mesmo que algumas ações sejam estimuladas, aos poucos os participantes se sentem mais motivados a contribuir e isso passa a ser mais orgânico com o passar do tempo.

Como fazer o marketing de comunidade?

Antes de mais nada, para o marketing de comunidade funcionar devemos ter em mente que este espaço deve ser criado para falar sobre assuntos relacionados ao que a empresa faz — e não apenas sobre os produtos ou serviços da marca. Por exemplo, a Nike poderia ter uma comunidade sobre futebol, enquanto a Tok&Stok poderia ter uma comunidade sobre arquitetura e decoração, entre outros.

Após definir o objetivo da comunidade é hora de convidar os participantes. Clientes, potenciais consumidores e admiradores da marca costumam ser os principais alvos quando falamos deste tipo de plataforma, mas não são os únicos.

Algumas empresas costumam criar comunidades com fornecedores e parceiros, utilizando o marketing de comunidade de uma outra maneira.[Destacar no texto, talvez usando como citação]

Para o crescimento deste projeto é importante a figura de um profissional que se dedique ao cuidado e desenvolvimento das ações: o gerente de comunidade. Ele é responsável por criar ações, estimular o engajamento e convocar novos usuários para a grupo.

Além disso, o gerente de comunidade deve sempre estar atento ao comportamento dos participantes. Assim ele motiva aqueles usuários mais discretos, dá recurso para os mais engajados continuarem assim, e ao mesmo tempo mantém o andamento do ambiente de acordo com os objetivos estabelecidos pela empresa.

Ah, vale lembrar também que, por ser uma estratégia duradoura e de longo prazo, não se assuste se os resultados mais expressivos não surgirem nas primeiras semanas. O marketing de comunidade pode demorar um pouco mais para trazer os primeiros resultados, mas quando eles começam a tendência é que continuem crescendo e impactando o dia-a-dia da sua comunicação digital.


Depois de tudo isso deu pra perceber como o marketing de comunidade pode ajudar muito as empresas. Seja individualmente ou como parte de uma estratégia maior, ele vem atender uma necessidade das marcas de conhecerem o seu público para aumentar seus resultados — e ainda por cima, da melhor forma possível.

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Se você quer saber sobre como melhorar a estratégia de comunicação da sua empresa ou ainda entender mais sobre marketing de comunidade e comunidades online, veja aqui o que outras pessoas também falam sobre isso aqui no Marketing de Engajamento.

Marketing de Engajamento
Lorraine Dias
Lorraine Dias Seguir

Sou Relações Públicas e pesquisadora . Atuo como estrategista de comunidades e Costumer Success na Duopana. Além de ser empreendedora no Pitch Literário do qual promovo a leitura e a escrita e integrante do Global Shapers- World Economic Forum

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