[ editar artigo]

Por que substituir seu grupo do Facebook por uma comunidade online?

Por que substituir seu grupo do Facebook por uma comunidade online?

Não é novidade nenhuma que as redes sociais passam por muitas mudanças, mas tem um grupo de pessoas que está sentindo isso na pele: os donos de grupos do Facebook.

Só quem gerencia um espaço desses sabe o que é lidar com as mudanças da plataforma e mesmo assim manter um ambiente interessante e ativo.

De todas as redes sociais, as controladas por Mark Zuckerberg são as que mais passam por transformações. No Facebook, e as recentes atualizações mexeram bastante com os grupos, o que afeta diretamente o trabalho de quem cuida desses ambientes.

Hoje vamos entender um pouco mais desse panorama e também encontrar algumas soluções para quem está cansado das mudanças de humor do Zuck. Vamos lá!

Grupo do Facebook ainda é uma boa solução?

Claro que o fato de ser gratuito e estar em uma plataforma conhecida por praticamente todo mundo são os principais atrativos para a criação (e manutenção) de um grupo do Facebook. Porém, muitos usuários têm relatado uma crescente insatisfação com o serviço prestado pela maior rede social do mundo.

Um dos principais problemas é a falta de controle por parte dos administradores desses grupos. Por serem apenas usuários da rede social, não é possível gerenciar este grupo e os participantes da mesma maneira que em outras plataformas. 

As pessoas do grupo não são seus usuários, são do Facebook. Não consegue assim mandar um e-mail ou pushnotification para esse grupo todo. Temos que esperar a boa vontade do Facebook e a atitude do membro de entrar no grupo sempre para saber as novidades.

Outra questão é que mesmo que crie um grupo para falar de um tema específico, você está em um ambiente em que as pessoas falam de tudo. É muito fácil em um grupo dentro de uma rede social o assunto sair do nicho, o que tira o engajamento de muitos membros interessados em um tema. 

Mais um detalhe é que esse ambiente estimula a troca de mensagens curtas e não de conhecimento denso. Assim a transformação das pessoas do grupo é baixa, novamente prejudicando a participação dos membros.

Decisões sobre regras de conduta e da organização do grupo são dependentes de definições do Facebook, o que tira a autonomia de quem gerencia o grupo. 

Do grupo do Facebook para uma comunidade online

Apesar de muita gente confundir, nem todos os grupos são uma comunidade. Para serem considerados como tal deve haver uma interação entre os usuários e participação ativa de todos, não apenas dos gerentes.

Por conta disso, muitos gestores de grupos de Facebook têm optado por mudar de plataforma e criar comunidades online. Nesse novo tipo de configuração, o relacionamento entre os participantes é muito mais frequente e acaba dando uma nova dinâmica que não era vista anteriormente.

Mas para que isso ocorra o primeiro passo é justamente encontrar um novo espaço onde a comunidade possa se desenvolver. Uma plataforma que deve oferecer todas as condições necessárias para o desenvolvimento do projeto.

LEIA MAIS6 dicas (e um bônus) para a humanização da sua comunidade

Este novo ambiente precisa fazer com que os usuários se sintam motivados a compartilhar, escrever, trocar e interagir com todas as condições necessárias para isso. Entre os fatores podemos destacar:

Estabilidade

Ao deixar o Facebook você precisa encontrar um lugar que ofereça confiança suficiente para ter certeza que seus usuários não vão encontrar a página fora do ar. Por isso sempre escolha uma plataforma segura para isso.

Controle

Em um grupo do Facebook quem é dono da base de participantes é ele. Na sua comunidade online é você quem gerencia os cadastros e decide como ativar essa base para que o ambiente funcione da melhor forma possível. 

Suporte multimídia

Estamos em 2019 e ninguém se comunica exclusivamente por texto. Imagens, vídeos e gifs precisam estar presentes. Mas isso só será possível se a plataforma escolhida oferecer essas funcionalidades.

Liberdade

Grupos do Facebook funcionam a partir de regras definidas pela rede social, que faz isso sem se preocupar com o seu sucesso no gerenciamento desse espaço. Sua nova plataforma precisa ser dedicada e construída exclusivamente com foco na gestão da comunidade e no seu sucesso.

Dados sobre a comunidade

Será que as publicações estão indo bem? Quantos novos usuários entraram nessa semana? Essas são perguntas comuns feitas por todo gerente de comunidade e que os grupos do Facebook não fornecem a resposta. Sua nova plataforma precisa entregar essas informações por meio de dashboards, analytics e outras ferramentas similares.

Tenho um convite para você!

Criar uma comunidade pode parecer o futuro do marketing digital, mas na verdade já é o presente. Cada vez mais as pessoas se engajam com causas, marcas e influenciadores digitais e se reúnem em torno de um interesse em comum.

Com esse princípio é que a duopana nasceu e está presente, oferecendo a possibilidade de criação de comunidades online com todas as funções necessárias para que elas cresçam e tenham sucesso. Essa nova forma de pensar uma estratégia de marketing é voltada para as pessoas e produz resultados orgânicos muito mais satisfatórios.

Tudo isso em um ambiente colaborativo e que fomenta a participação dos usuários. Escrevendo, comentando ou compartilhando, seja a forma que for, nas comunidades duopana você pode contar com a força dos usuários para fortalecer a sua causa, a sua marca ou a sua empresa E tudo isso com a liberdade de não estar preso a uma plataforma que não está preocupada com o sucesso da sua comunidade online.

Para quem está pensando em deixar o grupo do Facebook e criar uma comunidade online, ou simplesmente quer começar uma do zero, a duopana oferece a possibilidade de você criar o seu próprio espaço e desenvolvê-lo da maneira que quiser. Com diversas funcionalidades disponíveis, e os recursos que você precisa para transformar a comunidade em um ativo da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Bateu a curiosidade para saber mais sobre esse assunto? Então saiba mais sobre a duopana e entenda como ela é a solução para a sua comunidade online. Tem mais dúvidas? Pode me enviar uma mensagem em luciano@duopana.com.

Marketing de Engajamento
Luciano Kalil
Luciano Kalil Seguir

CEO - Duopana - Plataforma para você criar comunidades e ambientes colaborativos de produção de conteúdo.

Ler matéria completa
Indicados para você