[ editar artigo]

Reduza os ruídos da sua vida e aumente sua produtividade

Reduza os ruídos da sua vida e aumente sua produtividade

A organização é um hábito essencial que pode ser desenvolvido, sem tanto esforço quanto as pessoas imaginam. Como qualquer novo hábito, deve ser iniciado com atenção, no ritmo certo e com constância. Mas...o que eu quero dizer com isso?

Atenção

Em primeiro lugar será necessária atenção para não esquecer de executar a mudança. Para isso, busque ajuda com post-its colados pela casa, no escritório, com alarme no celular, mensagens na tela do seu computador ou no espelho do banheiro. Pense em algo que possa te ajudar a lembrar de executar aquele novo hábito.

Ritmo certo

Não dá para virar a "mulher-cronograma" (ou o "homem-planilha") de um dia para o outro. Acumular uma lista de atividades sobre como ser uma pessoa organizada, acreditando que "a partir de amanhã, vou fazer tudo isso todo dia", não vai dar certo!!

Vai por mim. Comece devagar. Uma nova atitude por semana é suficiente.

"Mas Deh, como assim? Tenho tanto pra organizar. Uma por semana? Tô com pressa. Tem certeza?"

Tenho. Você não organizou porra nenhuma até hoje e agora tá com pressa? Tenha paciência!! (literalmente). Um novo hábito por semana te levará a 4 novos hábitos por mês, que te levarão a 24 novos hábitos em 6 meses. Já parou para pensar nisso?

Constância

É o que complementa o que escrevi acima. Não adianta você incorporar o hábito 1 e quando estiver no hábito 3, começar a deixar de lado o 1. rsrs... Agora você já deve estra pensando que um por semana é muito né? Pois então. Não é não.

Agora vou te ajudar com uma dica que fez a diferença na minha vida! Espero que sirva para a sua também.

RETIRE OS RUÍDOS DA SUA VIDA

Sabe o que são ruídos? Por definição, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. Aqui, nós vamos entender que ruído é todo esse barulho (sonoro, visual e psicológico) que te atrapalha. São exemplos de ruídos:

  • Notificações de celular (principalmente whatsapp);
  • Notificações na área de trabalho;
  • Redes Sociais;
  • Entre outros elementos que interrompem dia a dia e as atividades.

"Mas Deh, eu trabalho com clientes, como posso ficar sem o alerta do whatsapp?"

Simples: entre no aplicativo, vá em configurações > notificações > silenciar todas > salvar. Assim. Viu que fácil?

Se tem uma coisa que eu aprendi é que: SE FOR URGENTE A PESSOA LIGA.

Não estou falando que você precisa ignorar clientes e família. O que quero dizer é que hoje em dia AS PESSOAS QUEREM FAZER DA SUA VIDA A AGENDA DELAS.

Muitas vezes eu também recebo mensagens de clientes às 22h, ou às 5h. De família e amigos nos mais diversos horários, seja em horário de trabalho ou não. Mas sabe o que é tudo isso? É um "deixa eu mandar agora para ela antes que eu esqueça" ou ainda, "deixa eu falar agora com ela, que é a hora que eu posso".

E aí sabe o que acontece? Você deixa suas coisas, suas prioridades, de lado a qualquer momento para ficar respondendo e resolvendo as coisas dos outros, no horário em que eles podem. E as suas, quando você vai resolver? Se você não priorizar o que é importante para você, ninguém vai. Entende?

Hora de trabalhar, é hora de trabalhar. Hora de bater papo com a família e os amigos, é na hora que você determina que é para isso. Se você trabalha atendendo seus clientes no whatsapp, atenda somente as mensagens deles. Não veja as dos outros até que você faça tudo o que tem que fazer. Se perder nas redes sociais e no whatsapp é muito fácil: quando você vê, ficou meia hora ali, sem fazer nada, e deixou o que era importante de lado.

Hoje, eu acordo e não olho meu celular. Tomo meu café, organizo meu dia, vou para a fisioterapia e treino CrossFit. Depois de tudo isso, às 8h30 da manhã, eu olho meu celular pela primeira vez. Respondo ao whatsapp e, durante meu trabalho, só envio mensagens para quem eu preciso enviar para executar meu trabalho. Próximo ao meio-dia, olho novamente e respondo a todos. O responder a todos só se repete às 16h/17h, quando eu já terminei TUDO o que eu tinha que fazer.

"Nossa, que louca que você é Deh!"

Paranoicamente organizada dessa forma? Sim. E te garanto que hoje sou muito mais feliz e produtiva do que há meses atrás. E, com exceção da minha irmã e do meu marido, ninguém das pessoas que me manda mensagens se quer percebeu isso até agora. Experimente: faça uma lista de tudo o que toma o teu tempo, que te interrompe. E diga "agora não" para elas.

#ficaadica elimine hoje os ruídos da sua vida e seja mais produtivo.

Marketing de Engajamento
Ler matéria completa
Indicados para você