Sua comunidade é uma festa #1: o segredo do sucesso
[ editar artigo]

Sua comunidade é uma festa #1: o segredo do sucesso

O tempo todo sentimos necessidade de pertencer, de estar em um grupo, de interagir com outras pessoas. Todos nós, desde sempre, adoramos estar juntos em comunidade.

Quando falamos em comunidades rapidamente nos vem à cabeça três itens importantes: pessoas, conteúdo e colaboração. Sem uma sinergia muito boa entre esses elementos dificilmente irá existir o sucesso de uma comunidade.

Ok, entendi. Mas...o que é preciso saber para começar essa jornada?

Vamos pensar na comunidade como sendo uma festa. Uma história já bem conhecida, mas ainda assim uma receitinha básica que nunca pode ser esquecida. Todo mundo já fez uma festa alguma vez na vida, e é por isso que eu gosto tanto deste exemplo.

Para realizar uma festa precisamos de: organização (proposta de valor), convidados (nosso público), o tom da festa (regularidade), animação (gerenciamento) e duração da festa (qualidade). Neste post vamos falar do início da festa a organização.

Realizar uma festa é fácil. A organização é o que vai tornar a festa um sucesso. É nesta etapa que cada detalhe é pensado antes da execução. Tudo começa com o motivo da festa, o tema. Pensando na comunidade, seria o motivo da sua existência. Isso chama-se proposta de valor.

Proposta de valor

Uma festa de casamento é diferente de uma festa de aniversário em casa. O que muda em ambas é o tema, ou seja, a proposta de valor. O objetivo dela é apresentar com clareza a ideia, causa ou tópico que norteia aquela organização e com a qual as pessoas se identificam.

proposta de valor em uma comunidade nos ajuda a contar para as pessoas o motivo da criação da comunidade (proposta), porque ela é incrível e o que tem de diferente (valor). É ela que constrói a identidade e a cultura da comunidade, e mostra porque as pessoas devem compartilhar juntas neste local.

Organizar uma festa parece uma tarefa complexa, no entanto é mais simples que parece. Tendo o tema e a proposta de valor, torna-se necessário explorar outros pontos da organização:

Local

Um bom local para uma festa é aquele em que podemos receber todos os convidados, proporcionando facilidade de acesso, estacionamento e qualidade de serviços. 

No caso de uma comunidade online, uma ferramenta desenvolvida especialmente para receber as comunidades colaborativas com atenção tanto para a administração como para a usabilidade.

Data e horário

Toda festa tem dia e horário para acontecer. Em uma comunidade temos que ter a data e horário de início. O dia que vamos juntos começar a construir, com os primeiros posts e o começo da divulgação.

Aqui é importante também pensar em metas, dias de postar e o melhor horário para a visualização do público.

Decoração

A decoração de uma festa é o que proporciona ambientação aos convidados. Olhando o local decorado ele pode ter uma ideia de como a festa será.

Uma plataforma com uma configuração fácil de ser realizada, proporciona um ambiente clean e agradável aos usuários. Perfeito para a comunidade!

Contratação de serviços

Cada tipo de festa precisa de serviços específicos: flores, buffet, bolo, música, etc. Estes serviços dependem do tipo de festa que será realizada. Em uma festa pequena em casa, você mesmo pode ser o responsável em providenciar tudo. Em uma grande festa é preciso contratar serviços para a execução do evento.

Neste momento o importante é saber quem será o gerente da comunidade. Ou seja, a pessoa que será responsável pela festa. O gerente de comunidade tem um papel muito importante pois é a pessoa responsável por:

Moderar: irá aprovar e reprovar os posts, moderar os comentários, conversar com os participantes e interagir.

Envolver: manter a regularidade da comunidade, captar influenciadores, procurar oportunidades para divulgação, estimular a participação.

Monitorar: verificar e acompanhar os números da comunidade.

Avaliar: conferir a evolução das participações, verificar as oportunidades, receber feedbacks e analisar comentários.

Roupa

Quando vamos realizar uma festa sempre queremos uma roupa de destaque. A noiva, por exemplo, é o destaque do casamento. Todos esperam para ver “o vestido”.

Em nossa comunidade o primeiro post será a roupa principal, o destaque da comunidade, a abertura para os demais convidados, o que todos estão esperando.

Detalhes

O que dá um diferencial na sua festa é pensar em cada detalhe: convites, cores, música, entre outros. Cada ponto da organização, quando bem pensado, dá aos convidados a oportunidade de aproveitar o que há de melhor. Ou seja, o valor que a festa está proporcionando.

Cada detalhe bem organizado também fará toda a diferença em uma comunidade. Pensar no que vamos oferecer para diferenciar a comunidade. Aquilo que dará aos participantes a oportunidade de ter uma experiência que não vão conseguir obter em outro local.

Além disso, recompensas também podem fazer parte da jornada. Pode ser um e-mail de agradecimento pelo post, a divulgação nas redes sociais ou até mesmo um brinde. No caso da festa, a famosa lembrancinha.

A organização é apenas o primeiro passo de uma festa bem sucedida. Da mesma forma, a definição da proposta de valor é a primeira etapa a ser cumprida para uma comunidade de sucesso.

Continue lendo a nossa série de posts e saiba mais sobre as outras etapas desta festa chamada comunidades. Ah, e se você tiver uma dica para ajudar na organização é só deixar seu comentário abaixo!

 

Marketing de Engajamento
Mel Garcia
Mel Garcia Seguir

Customer Success Beracode

Continue lendo
Indicados para você