{{ warning.message }} Ver detalhes
Post
Link
Pergunta
Sua comunidade é uma festa #2: Save The Date!
[editar artigo]

Sua comunidade é uma festa #2: Save The Date!

No primeiro post desta série nós começamos falando sobre o primeiro passo para o sucesso da sua festa: a organização. Ou no caso da comunidade, a proposta de valor. Hoje vamos continuar a preparação da nossa festa com o envio dos convites. Afinal de contas toda festa precisa de pessoas animadas para curtir e aproveitar ao máximo o que os anfitriões têm a oferecer.

A lista de convidados

Geralmente os amigos e pessoas com as quais nós mais nos identificamos são os primeiros nomes que vem à cabeça na hora de fazer a sua lista de convidados.

Em uma comunidade não é muito diferente, nossos primeiros convidados serão as pessoas mais próximas e que vão nos ajudar a deixar tudo ainda mais incrível. Em resumo, podemos chamá-los de editores: as pessoas que vão nos ajudar a escrever periodicamente, visando o sucesso.

Os padrinhos

Em uma festa de casamento os primeiros convites são realizados aos padrinhos pois são eles que ajudam os noivos nos detalhes do casamento. Elementos da festa, despedidas de solteiro, chá-bar, entre outros — a pré-festa. Tudo isso ajuda a dar o tom do que será a festa em si.

Em uma comunidade podemos inicialmente convidar os nossos padrinhos ou futuros editores. Serão eles que vão nos ajudar a postar e manter a regularidade da comunidade. São pessoas que confiamos e sabemos que são influenciadores relevantes no assunto que escolhemos.

Além de ajudar a publicar em nossa comunidade, os editores também vão auxiliar na divulgação, dando o tom e convidando mais pessoas também.

Geralmente em um casamento o convite para os padrinhos é realizado de uma maneira especial. Hoje em dia é usual produzir convites especiais justamente porque os noivos querem mostrar que os padrinhos são igualmente especiais.

Na comunidade é a mesma coisa. Os editores precisam ser chamados com convites especiais, de preferência pessoalmente. Explicar a proposta de valor, dizer por que esta pessoa é especial e contar o que espera dela como influenciadora são apenas algumas das etapas desse convite.

Sabe aquela foto só dos padrinhos e a dança dos noivos em que eles são convidados a participar? Os editores são as pessoas que vão estar sempre presentes na comunidade e que devem sempre ter o destaque merecido.

Os convidados

Depois dos padrinhos nosso próximo passo é convidar as pessoas que queremos que participem conosco desta festa. Novamente são pessoas que temos afinidade, a nossa rede social.

Este é o momento de construir a comunidade reconhecendo as pessoas com identidades semelhantes, fornecendo o local para a construção colaborativa.

O importante aqui é reunir as pessoas e fazer com que elas se sintam especiais por participarem. Desta forma, se desenvolve a confiança dos membros (os escolhidos) e eles podem passar a interagir e ter orgulho de fazer parte da comunidade.

A interação

Um dos momentos mais especiais para os convidados de um casamento acontece quando os noivos vão tirar fotos com cada um e agradecer a presença.

Trazer a interação entre os membros de uma comunidade para o mundo "real" é uma estratégia muito forte para desenvolver relacionamentos. Dar a oportunidade de convívio melhora de interação, tira a ideia do virtual para o real e torna o vínculo da comunidade uma base sólida.

O orgulho de fazer parte fará com que cada membro recomende e compartilhe ainda mais sua comunidade. Novas pessoas de identidade semelhante vão começar a chegar na comunidade, e assim a festa vai crescendo!

Cabe ao anfitrião agora acolher os convidados, inserindo as pessoas na comunidade, transmitindo a sensação de confiança. Afinal de contas as pessoas só iniciam sua participação ativa nas comunidades quando passam a se sentir acolhidas.

Depois da entrega dos convites chega a hora mais esperada de todas: de começar a festa! Vamos dançar?

Mel Garcia

Mel Garcia

Customer Success Beracode

Fique informado sobre as novidades da comunidade
Cadastre-se aqui
Gostou desse artigo? Escreva o seu também!
Nova publicação

Artigos relacionados

Continue lendo!

Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso
aos conteúdos exclusivos.

Entrar