Sua comunidade é uma festa #3: Chegou o grande dia!
[ editar artigo]

Sua comunidade é uma festa #3: Chegou o grande dia!

Depois de toda a organização, a distribuição dos convites e as confirmações de presença, finalmente chegou o grande dia. É hoje que a festa começa a acontecer de verdade!

Agora vamos falar de como começar o baile e o que é preciso para a festa iniciar com tudo.

O tom da festa

Sabe quando vamos a um casamento e a primeira dança é dos noivos? Isso é exatamente o que precisa ser feito agora. Este é o momento de iniciar o baile e dar o tom da festa.

A valsa dos noivos começa com o casal, depois os pais, os padrinhos e por último os convidados. No início de uma comunidade acontece praticamente a mesma coisa. Quando começamos as pessoas não têm ideia do que devem fazer, como se portar e etc. Os anfitriões então precisam dar o exemplo e motivar as pessoas. Ou seja, iniciar a dança.

Ser o primeiro a fazer alguma coisa é uma barreira para muitas pessoas. Entrar em um ambiente vazio acaba criando um impacto negativo pois as pessoas precisam de uma referência.

Já pensou você chegar em uma festa com o salão vazio, sem música tocando e começar a dançar? Fica bem estranho não é. É muito diferente o cenário quando chegamos com o salão cheio e o som no máximo. Parece que a empolgação toma conta. Numa comunidade a lógica é a mesma.

Para dar o tom da festa é preciso ter regularidade com qualidade. Ou seja, não adianta tocar somente um estilo de música. Em uma comunidade a lógica é a mesma, mas ao invés da música temos o conteúdo. Manter uma regularidade de postagem e qualidade nas informações divulgadas é apenas uma das maneiras de manter este ritmo.

Podemos ver isso com clareza no Youtube. A maioria dos youtubers tem o dia da semana certo para soltar o vídeo. Os seguidores já sabem que naquela data vão ter um novo conteúdo. O mesmo acontece nas comunidades.

Toda festa que se preze precisa ter música, e para isso precisamos de um DJ ou uma banda. No caso da comunidade nosso DJ será o gerente de comunidade. Ele será o responsável por manter o ritmo da festa, colocar a música apropriada para cada etapa e manter o engajamento dos participantes.

Animação pra ninguém ficar parado!

Com o tom da comunidade definido e um gerente que compreenda como manter o envolvimento fica muito mais simples tornar essa festa um sucesso. Com editores e autores engajados nunca vai faltar conteúdo e sua comunidade estará sempre movimentada. Com um bom DJ e convidados empolgados nunca vão faltar pessoas animadas na pista de dança. ;)

No entanto fazer isso não é uma atividade fácil. Assim como manter uma festa animada o tempo todo também não é simples.

Manter as pessoas na pista, fazer com as que estão sentadas tenham vontade de entrar na dança, criar nas pessoas a vontade de participar da festa é uma tarefa de muito trabalho, persistência e jogo de cintura.

Existem músicas que deixarão o salão quase vazio, outras em que os casais vão aproveitar juntos e ainda aquelas que todo mundo conhece. Isso quer dizer que você terá em sua comunidade posts que ninguém vai ler, assim como aqueles que todo mundo vai compartilhar.

Se ninguém aparecer não desanime, lembre que uma comunidade não surge do dia para noite. Persistência é a palavra chave aqui. Faça como o DJ, sinta o que as pessoas estão gostando, tente novas músicas, toque os hits do momento. Sempre sem perder o foco!

Isso quer dizer ficar de olho nos números da comunidade e gerenciar seus posts. Convidar pessoas especiais para escrever sobre assuntos no qual são especialistas. Solicitar ajuda de seus editores para ajudar a manter a animação, criando perguntas no final dos posts e convidando mais pessoas em suas redes sociais.

Uma festa para ser animada não precisa ser enorme, precisa das pessoas certas com vontade e interesse. Toda comunidade que existe hoje só existe porque alguém se importou e fez acontecer.

Já notou que em muitas festas em determinado momento acontece distribuição de pulseiras, óculos, gravatas engraçadas, comidinhas rápidas e a bebida fica mais próxima da pista de dança. São estratégias para manter a animação, fazendo o convidado se sentir confortável e acolhido. Aqui o que vale é a criatividade!

Por isso acolha bem as pessoas, criando junto com o gerente estratégias para manter a comunidade receptiva, com uma boa acolhida e confortável ao público.

Pequenos detalhes como um agradecimento por uma postagem, um email com dicas, estatísticas de acesso aos posts ou elogios à escrita são apenas algumas coisas que podem ser feitas para manter o engajamento dos participantes da comunidade. Coisas simples que fazem toda a diferença para o seu sucesso!

Quem disse que a festa precisa terminar?

Tem festa que dura três dias, tem festival que dura uma semana, enquanto outras duram apenas algumas horas. Cada tipo de festa tem um ciclo. No entanto a festa não precisa acabar, em especial no caso da sua comunidade.

Se a apresentação da proposta da comunidade for feita com qualidade o público não vai querer perder nenhum detalhe. Divulgar os posts para sua rede de amigos, convidá-los a participar e mostrar o valor que a comunidade está propondo são algumas das ações necessárias para a sua festa não acabar tão cedo.

Se cadastre aqui no Marketing de Engajamento e faça parte da nossa comunidade para falarmos sobre tudo o que é necessário para sua comunidade e sua estratégia de gerenciamento ficar cada vez melhor!

Marketing de Engajamento
Mel Garcia
Mel Garcia Seguir

Customer Success Beracode

Continue lendo
Indicados para você