Ubuntu e o marketing de engajamento
[ editar artigo]

Ubuntu e o marketing de engajamento

Ubuntu e o marketing de engajamento são muito mais próximos do que se pode imaginar, principalmente quando compreendemos o resultado disso como compartilhamento.

Ubuntu é uma ideologia africana que nutre a essência fundamental da humanidade, ou seja, coletividade. Neste sentido, hoje vivemos a filosofia de forma fragmentada e sem a percepção significativa de sua semântica nobre. Explico.

Nosso organograma social é genuinamente coletivo. Afinal de contas, é praticamente impossível viver solitariamente apenas de nossas impressões no ambiente. Mesmo que você goste da solidão, você precisa do frentista para abastecer seu carro. Você precisa do supermercado para comprar mantimentos. Você precisa das outras pessoas para gerar renda.

E você só é aquilo que o meio permite. Este conceito é ubuntu. Somos o que somos por conta da realidade que idealizamos e construímos.

A prática de ubuntu é você dividir seu conhecimento, seja ele prático ou subjetivo, para qualificar o meio onde está imerso. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento, mais será próspero o ambiente ao qual você ou sua empresa faz parte.

Vemos o conceito de ubuntu nas estratégias de social market. O compartilhamento é um princípio social baseado na qualidade da informação ou aprendizado. A relevância deste material define a força de compartilhamento, porém, lembre-se que o ubuntu é a missão pela missão, não pelo interesse individual.

Não é raro, portanto, que empresas assumam a missão de desenvolver a comunidade ao redor de sua sede para qualificar mais ainda sua existência. Não é raro a empresa investir em treinamentos e formação acadêmica para seus colaboradores, pois este resultado qualificará mais ainda seus pares.

Não é raro você construir redes sociais ou canais de comunicação que invistam em democratização do conhecimento para qualificar mais ainda a sociedade. Isso gera uma série de consequências positivas ao seu universo profissional e também pessoal.

É neste conceito que vemos a aproximação das palavras ubuntu e marketing de engajamento. Quanto mais conhecimento você compartilhar, seja pelos canais de comunicação virtual ou pelas estratégias presenciais, mais você aumentará seu poder de engajamento. E óbvio que isso traz consequências positivas para as oportunidades de negócios que você tanto almeja.

Ubuntu para o empreendedorismo é um fundamento nobre e bastante positivo. Ele traz à luz uma força de relevância que destrói concorrências baseadas em argumentos vulneráveis como qualidade de produto, preço ou prazo de pagamento. Claro que isso faz parte, mas não é o elemento decisivo para uma tomada de decisão. Você sabe disso. Quantas vezes você mesmo escolheu um produto pelo valor agregado ao invés de se preocupar com preços?

Pesquise mais sobre ubuntu e aplique este conceito em suas estratégias de marketing. Tenho certeza que será de grande relevância em sua produção de vídeo, em seus posts qualificados, em sua produção de conteúdo. Será um grande aprendizado para você e para todos aqueles que estão ao seu lado nesta jornada.

Marketing de Engajamento
Rafael Cardoso
Rafael Cardoso Seguir

Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

Continue lendo
Indicados para você