[ editar artigo]

5 recursos para deixar as publicações na comunidade ainda mais interessantes

5 recursos para deixar as publicações na comunidade ainda mais interessantes

Todo mundo sabe que publicações interessantes são a alma dos blogs e portais de sucesso. E é claro que para publicações em comunidades não poderia ser diferente, não é verdade? 

É por isso que no Duopana nós estamos sempre pensando em novos recursos para o editor de texto. Assim, suas publicações vão ficar cada vez mais legais, conquistando mais audiência e relevância. 

Para você entender melhor o que eu estou falando, nós preparamos uma lista com 5 novos itens que você pode adicionar a partir de agora em um publicação para deixá-la ainda mais interessante para os seus leitores. Confira!

Podcast

Segundo os maiores especialistas em marketing e comunicação, os podcasts vieram para ficar. Eles são considerados uma das fortes tendências para 2020, e é claro que as comunidades Duopana não iam ficar de fora dessa — se quiser conhecer mais sobre as tendências para 2020, veja esse artigo.  

Nas publicações das comunidades, é possível incorporar conteúdos das principais plataformas que hospedam podcast no mercado, como o Spotify, Anchor e SoundClound. 

A maior vantagem de usar os podcasts é a forma como eles enriquecem o conteúdo escrito e também a sua fácil adesão, já que não há empecilhos no dia-a-dia para que seu leitor consuma esse conteúdo. Isto é, mesmo em horário de trabalho ou no ônibus, os podcasts podem ser ouvidos e absorvidos com facilidade.

Google Forms, Maps e Agenda Google 

Publicações em uma comunidade podem ser ótimas para divulgar novidades, falar sobre novos locais, ou ainda fazer pesquisas com os usuários — e agora ficou muito mais fácil fazer essas três coisas com esta atualização.

Caso você queria divulgar um evento ou deseje realizar uma rápida pesquisa de opinião, os formulários do Google Forms, o Maps e a Agenda Google, podem ser facilmente incorporados a uma publicação. 

Sem “poluir” o conteúdo e por serem práticas, essas ferramentas, aumentam potencialmente a possibilidade do seu artigo ser lido, de um evento ser divulgado com sucesso ou de você obter as informações que precisa por meio de uma pesquisa. E a melhor parte: são gratuitos e super simples de usar! 

Lives

O mundo já é dos vídeos (e será cada vez mais)! Todos os dias, novas ferramentas voltadas para a criação e distribuição de vídeos são criadas e caem no gosto, tanto do público, quanto dos criadores de conteúdo. E agora é possível também usar uma publicação na comunidade Duopana para fazer uma transmissão ao vivo — as famosas "lives". As plataformas disponíveis para transmissões online dentro da comunidade são: Youtube, Vimeo e Twitch.

Além de serem super divertidas e práticas para serem usadas, elas também são super legais de serem vistas pelos seus leitores, pois o nível de interação é enorme. Tudo isso é possível graças à possibilidade de o público fazer perguntas, além de se conectar ao vivo com quem acompanha a comunidade.

Imagens do Instagram 

Todo mundo sabe que um publicação sem imagem, não tem graça nenhuma, não é mesmo? Sem ela o texto se torna maçante e pouco interativo. Por outro lado, colocar uma imagem qualquer pode também não ser o melhor caminho.

Então, que tal usar nas suas publicações imagens vindas diretamente do Instagram? Além de tornar seu conteúdo superinteressante, seus leitores poderão interagir com a imagem curtindo e comentando, diretamente pela publicação na comunidade. Além de tornar o conteúdo muito mais interativo, você ainda consegue usar imagens incríveis, já que o Instagram está repleto de fotógrafos, profissionais ou não, de todos os tipos.

Apresentações e materiais para leitura 

Nem todo material que gostaríamos de compartilhar na internet pode ser distribuído. Por conta dos direitos autorais, de distribuição e reprodução muitas pessoas perdem a oportunidade de acessar materiais interessantes e ricos. 

Porém, pensando nisso e para garantir que esses conteúdos pudessem ser consumidos por mais pessoas, é possível também colocar na sua publicação conteúdos como apresentações, livros e apostilas, disponíveis somente para leitura. Além de enriquecer o seu texto, você ainda dá a possibilidade dos seus leitores conhecerem materiais exclusivos e sem infringir nenhum direito autoral. As plataformas disponíveis para isso são o Google Slides, o SlideShare e o Issuu. Basta que o conteúdo esteja publicado em uma dessas três plataformas. A partir disso, as possibilidades são muitas. Por exemplo, que tal criar grupos de estudo ou de leitura compartilhada? 

Como fazer?

Para adicionar qualquer um desses conteúdos a uma publicação é só acessar o conteúdo que você deseja inserir, e na área de compartilhamento, copiar o código para "embedar" aquele conteúdo. Depois, na publicação, ao clicar para adicionar uma mídia ao texto, você deve escolher a opção de inserir código, colar o que você acabou de copiar no campo e salvar.

Nós sabemos que adicionar outros recursos de conteúdo, como fotos e vídeos, enriquecem muito as publicações em uma comunidade, e essas novidades vieram justamente para tornar isso ainda melhor. Tenho certeza que com essas novidades, seus conteúdos não serão mais os mesmos!

Marketing de Engajamento
Lorraine Dias
Lorraine Dias Seguir

Sou Relações Públicas e pesquisadora . Atuo como estrategista de comunidades e Costumer Success na Duopana. Além de ser empreendedora no Pitch Literário do qual promovo a leitura e a escrita e integrante do Global Shapers- World Economic Forum

Ler matéria completa
Indicados para você